O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

  Outros Números
 
 
  Nº 1 Agosto de 2003 / Ano 0  
 
  Editorial  
 

Lançar uma versão digital de Latusa foi a proposta que a atual comissão de publicação apresentou e agora realiza. A versão impressa tem tradição de excelência nos vários números publicados e continuará seu trajeto de pelo menos um número anual.

A versão digital, porém, tem outro caráter. Para agilizar e erotizar a publicação na EBP-Rio, sua missão é mais a do arauto, porta-voz. Não está do lado do ensino oral, pois que é uma escrita, mas tampouco tem compromisso com o trabalho acabado concluído, que se lança à poubelle. Latusa digital pretende funcionar como uma caixa de ressonância, para vivificar e amplificar o que se vem trabalhando e transmitindo, ainda com o frescor do recém dito.

Para essa missão só o virtual tem o alcance, a rapidez e a capacidade de transportar libido em uma comunidade psicanalítica cada vez mais conectada. De certa maneira, cumpre o vaticínio de seu nome, pois, como se sabe, latusas foi como Lacan chamou os objetos a que causam desejo, vindos da aletosfera. Ela é um novo objeto, na série dos que se lê.

E se, por ser tão filha desse meio virtual, tiver maior chance de sustentar a sonoridade que se faz voz, encarna presença e autoridade? E se, ao depositar o escrito, essa voz, tão presente na fala, puder perdurar e ter mais alcance do que teve no momento em que se deu? São os nossos votos.

Heloisa Caldas

Editora de Latusa

Texto na Íntegra

 

 

 

 


 
 
  Tríptico sobre a depressão  
 

Romildo do Rêgo Barros

 
 
  A psicanálise na Globalização  
 

Manoel Barros da Motta

 
 
  Da psicanálise aplicada às biotecnologias e retorno  
 

François Ansermet