O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

  Outros Números
 
 
  Nº 11 Novembro de 2004 / Ano 1  
 
  Editorial  
 

Latusa dedicou seus números digitais 10 e 11, assim como a versão impressa anual, a ser lançada na ocasião, ao tema das Jornadas Clínicas da EBP-Rio sobre A política do medo e o dizer do psicanalista.

Publicamos aqui três textos que, interligados, dão testemunho vivo da discussão e orientação dada ao trabalho que vem sendo desenvolvido numa das unidades de pesquisa do Instituto de Clínica Psicanalítica do Rio de Janeiro – ICP.

Sob ângulos diversos, apoiando-se em notícias recentes da mídia, os textos questionam as organizações de grupos e as questões sobre a lei e a regulamentação que vem sendo operada pelo direito na sociedade contemporânea.

Andréa Rolo, em “Algumas considerações sobre notícias de jornais” discute os contratos insólitos que têm surgido para regulamentar as transas sexuais. Em “O jargão: traço identificatório ou comunidade de uso”, Maria Celina Guimarães discute o jargão dos policiais e traficantes contrapondo a noção mais simples de jargão às sofisticadas fórmulas da sexuação de Lacan. Flávia Brasil, também inspirada pela lógica dessas fórmulas do último ensino de Lacan, nos apresenta como se organiza “A polícia entre o Outro todo e o Outro não-todo”.

Boas Jornadas!   
 
Heloisa Caldas

 

 


 
 
  Algumas considerações sobre notícias de jornal  
 

Andréa Rolo

 
 
  O jargão : traço identificatório ou comunidade de uso  
 

Maria Celina Pinheiro Guimarães

 
 
  A Polícia entre o Outro todo e o Outro-não todo  
 

Flávia Brasil