O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

  Outros Números
 
 
  Nº 17 Agosto de 2005 / Ano 2  
 
  Editorial  
 

Latusa digital escolheu retomar seu trabalho, após o II Americano, trazendo um pouco do vem sendo discutido no Seminário do Conselho da EBP-Rio sobre o nosso estudo do Curso de Orientação Lacaniana (2004-05), Pièces detachées, de J.-A. Miller.

Nos últimos encontros, a aula 6 (12/01/2005) desse curso foi apresentada respectivamente por Marcus André Vieira e Ângela Bernardes. Latusa digital publica neste número um resumo dessas apresentações, para que seus leitores possam compartilhar conosco esse estudo.
Considero como cerne da apresentação e do texto de Marcus aqui publicado, Os dois corpos da escrita, seu dizer de que o ato do analista incide sobre o sinthoma, sendo o sinthoma uma letra que não é para ser lida. Assim, o ato incide em duas vertentes: tentar fazer falar o escrito, e permitir que seja escrito o falado.

Da apresentação de Ângela e do resumo aqui divulgado, O gozo fora do aparelho, destaco a sua demonstração de que o sinthoma enlaça um gozo opaco, um gozo fora do sentido, diferenciado do jouis-sens, gozo sentido que circunscreve o objeto a.

Stella Jimenez

 

 


 
 
  Os dois corpos da escrita  
 

Marcus André Vieira

 
 
  O gozo fora do aparelho  
 

Ângela Bernardes