O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

  Outros Números
 
 
  Nº 19 Outubro de 2005 / Ano 2  
 
  Editorial  
 

Escrever um editorial é sempre um desafio..., ao menos, para mim. Ele é uma espécie de cartão de visita aos artigos publicados. Daí, a importância de, na sua brevidade, ser fiel à sua essência e, ao mesmo tempo, aguçar no leitor a curiosidade e, last but not least, despertar o desejo de ler.
Aceito o desafio..., eis o editorial...

Os artigos publicados nesta Latusa são uma boa amostra de produção oral e escrita de componentes da Seção Rio, aqui lançada e dirigida à comunidade de trabalho da EBP/AMP.

Os trabalhos de Vera Lopes Besset e Manoel Barros da Motta foram apresentados e discutidos em atividade preparatória para o XV Encontro Brasileiro, a ser realizado em Salvador. Vera Besset percorre o ensino de Lacan para discutir aparentes contradições encontradas nele acerca “das relações entre o ato do analista e a angústia”. Manoel Motta se utiliza da bússola fornecida por Miller para o cap. IX, do Seminário A Angústia, e elabora a tematização promovida por Lacan sobre a diferença entre acting-out e passagem ao ato. Já o trabalho de Cleide Maschietto e Doris R. Diogo é resultado de discussões realizadas numa das Oficinas Clínicas preparatórias às XVI Jornadas da Seção Rio. As autoras fazem uma instigante releitura do caso clínico Homem dos Ratos, buscando “pensar como nele se articulam sinthoma e fantasia fundamental”.

É bastante evidente que manter a posição de analista numa instituição psicanalítica implica, entre outras facetas, em vencer as dificuldades e o embaraço que o saber exposto tende a produzir. Se esta experiência provocadora e, de certa forma, excitante é, por um lado, permitida e necessária para a permanência na Escola, por outro, ela só é possível se, e somente se, sustentada pelo desejo do analista. Assim, é imperativo manter-se em formação permanente, exigência lógica do pertencimento à Escola _ que inclui aceitar desafios...

Sara Perola Fux

 


 
 
  Ato e angústia  
 

Vera Lopes Besset

 
 
  Angústia: acting-out e passagem ao ato  
 

Manoel Barros da Motta

 
 
  Sinthoma e fantasia fundamental no caso do Homem dos Ratos  
 

Cleide Maschietto e Doris Rangel Diogo