O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

  Outros Números
 
 
  Nº 3 Outubro de 2003 / Ano 0  
 
  Editorial  
 

No compasso da espera de nossas XIV Jornadas clínicas, Latusa digital se antecipa e prepara o caminho para que se diga.

Dando o primeiro passo, Anamaria Lambert se pergunta, em Prática lacaniana em instituição,até que ponto a psicanálise pode esclarecer e orientar a prática hospitalar, de acordo com o princípio de uma comunidade de trabalho fundada no real da clínica. No manejo das situações do cotidiano do hospital em que trabalha, procura maneiras de lidar com os pontos de não relação, com o real em jogo na instituição.

Em Perguntas e respostas, Sara Fux se interroga, no discurso analítico, sobre a fala e as demandas do sujeito e do analista.  Trilhando as veredas dos ditos, que serão sempre meios-ditos, o analista buscará restituir o dizer que ex-siste e que constitui o discurso da análise, na medida em que aponta para o impossível de dizer tudo, para o Real.

De Buenos Aires nos chegam ressonâncias do I Encontro Americano do Campo Freudiano, no relatório apresentado por Vera Ribeiro, sobre os pontos em torno dos quais gira a organização da biblioteca de uma Escola de orientação lacaniana. Articulando a psicanálise com os demais campos teóricos, aborda especialmente a produção de saber que inclui o real, as reflexões da Epistemologia sobre a produção do conhecimento científico e o conceito de furo, de Jacques-Alain Miller, diferente do de falta, que caracteriza o que ele chama de “último ensino de Lacan”.

Que este número de Latusa digital constitua um estímulo para o trabalho, tanto na sessão analítica quanto na Seção Rio.

Inês Autran Dourado Barbosa 

 

 


 
 
  Prática lacaniana em instituição  
 

Anamaria Lambert

 
 
  Perguntas e respostas  
 

Sara Perola Fux

 
 
  Relatório da Biblioteca - EBP-RJ - XIII Encontro Internacional do Campo Freudiano  
 

Vera Avellar Ribeiro (relatora), Clara Hubber Peed, Marilene Cambeiro