O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

  Outros Números
 
 
  Nº 32 Março de 2008 / Ano 5  
 
  Editorial  
 

Latusa 32 inaugura um novo ano dando seqüência à apresentação dos trabalhos produzidos para as XVIII Jornadas Clínicas da Seção Rio e apresentados segundo diversas modalidades.

Na mesa de abertura, contamos com as boas-vindas de Ronaldo Fabião para um encontro com a singularidade da prática de orientação lacaniana que opera na “falha”, com o que “escapa”, comprometendo o desejo do analista para “além do limite da angústia”.

Ram Mandil, em um importante texto apresentado na primeira mesa plenária, desenvolve a definição lacaniana de ego como “a idéia de si como um corpo”, considerando-a um índice clínico fundamental, bem como, aquilo que pode nos localizar no debate jurídico contemporâneo a respeito do estatuto do corpo próprio. O episódio da surra sofrida por Stephen Dedalus em Um retrato do artista quando jovem, de James Joyce, é uma das referências que utiliza para inferir a indicação clínica de se distinguir as formas como um sujeito responde com seu corpo àquilo que se apresenta como um “fosso”, como inconsistência no campo do Outro. Como adverte, na escrita de Joyce “há indícios que permitem pensar em uma consistência corporal que não se sustenta sobre o corpo como imagem, mas se constitui pela via da cifração”, segundo “efeitos de significação, mais da ordem da materialidade do som do que de sentido.

Ana Martha Maia, na primeira mesa simultânea, trata o caso de uma mulher com o sintoma de gagueira, segundo a orientação de circunscrição do sintoma, demarcação da posição de gozo, e o modo de se haver com ele.

Jaime Araújo, em uma mesa preparatória, explora a influência do paradigma teórico positivista vigente quando a psicanálise surgiu nas mãos de Freud. Demonstra que Freud precisou inventar novos significantes e formas de pensar mais adequados à originalidade do objeto que descobrira.

Maria Angela Maia

Editora de Latusa

 

 

 


 
 
  Boas-vindas  
 

Ronaldo Fabião Gomes

 
 
  Formas de relação cm o corpo próprio  
 

Ram Mandil

 
 
  Afonia e gagueira: a voz soletrada no corpo  
 

Ana Martha Maia

 
 
  O objeto a e o "positivismo de Freud"  
 

Jaime Araújo