O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

  Outros Números
 
 
  Nº 34 Setembro de 2008 / Ano 5 - ISSN 2175-1579  
 
  Editorial  
 

Duas atividades da Seção Rio estão bem representadas neste número de Latusa: a palestra proferida em 18 de agosto por José Rambeau sobre a prática psicanalítica na prisão e mais três artigos, produtos do cartel encarregado da apresentação das linhas gerais do Seminário de Orientação Lacaniana, de Jacques-Alain Miller, de 2007-2008.

Rambeau defende a pertinência da presença de um psicanalista em uma prisão desde que possa resistir e sustentar seu desejo frente às promessas dos saberes pseudo-científicos, cada vez mais acatados nas instituições penitenciárias.

Nos textos do cartel responsável pela apresentação do Seminário de Orientação Lacaniana 2007-2008, Fernando Coutinho discute o discurso do mestre e sua utilização pelas instituições sociais no exercício do poder, sobretudo pelos terapeutas cognitivo-comportamentais que, por meio da sugestão, intervêm diretamente no comportamento do indivíduo.

O conceito de número é trabalhado por Lenita Bentes tal como é utilizado na psicanálise - não referente à quantificação, mas ao que há de mais real - uso disjunto da quantidade e da dedução.  Retomando o paradigma matemático, Lacan se serviu da letra para articular o matema, excetuando a possibilidade de dedução, para chegar aos nós, aos quais não se aplica nenhuma formalização matemática.

A Maria Angela Maia coube refletir sobre a diferença feita por Miller entre a concepção freudiana de uma base material para o psiquismo, desenvolvida no Projeto, e o cognitivismo, que busca fundamentar a base real para o psiquismo na atividade cerebral neuronal. Para Miller a materialidade em Lacan é a do sintoma que, em seu último ensino, é acontecimento de corpo.

Inês Autran Dourado Barbosa

 

 


 
 
  Avaliação ou diretriz? Situação da prática psicanalítica na prisão  
 

José Rambeau

 
 
  Psicanálise, discurso da ciência e cognitivismo  
 

Fernando Coutinho

 
 
  O número para a ciência e para a psicanálise  
 

Lenita Bentes

 
 
  Sintoma como acontecimento de corpo  
 

Maria Angela Maia