O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

  Outros Números
 
 
  Nº 4 Novembro de 2003 / Ano 0  
 
  Editorial  
 

Neste número Latusa digital divulga dois textos que retratam momentos interessantes do trabalho desenvolvido em nossa Seção.

As horas
é o comentário de Ana Lucia Lutterbach Holck que abriu os debates sobre o filme com o mesmo título exibido em outubro de 2003, no Cine Buraco. Inscrevendo-se na articulação entre Psicanálise e cinema, esta atividade é coordenada por Angela Batista, e conta com a colaboração de Elza Marques Lisboa de Freitas, Maria Angela Maia e Sandra Viola. Do ponto de vista de Ana Lucia, o filme não trata propriamente da depressão das personagens: Laura Brow, Clarissa Dalloway e Virginia Woolf, mas sim de três saídas possíveis encontradas por essas mulheres em épocas diferentes: o casamento, a escrita e a morte.

Em A resposta do analista, apresentado nas XIV Jornadas clínicas (nov./2003), Angela Bernardes se serve do comentário de Lacan no Seminário X sobre o artigo de Margaret Litte (1956), para situar uma questão relativa à dificuldade para o analista de manejar a transferência do analisando em casos nos quais predominam os acting-outs. Se M. Little traz a análise de Frida como prova de que a manifestação do analista como pessoa frente à transferência do analisando, longe de ser um obstáculo à análise, tem efeitos importantes e até mesmo "necessários" para um certo tipo de paciente, os que classifica como borderlines, para Angela trata-se de retomar a resposta de Margaret Little à paciente e seus efeitos para defender a seguinte tese: “ainda que, por falta do conceito do desejo do analista, a questão trazida por Little resvale muitas vezes numa confusão imaginária quanto ao lugar da analista na transferência, o desejo do analista esteve indubitavelmente em ato nesta análise por ela relatada”.

Que estes textos possam despertar em alguns leitores a lembrança dos proveitosos debates que eles puderam suscitar!

Elisa Monteiro
Secretária de edição de Latusa

 

 

 


 
 
  As horas  
 

Ana Lucia Lutterbach-Holck

 
 
  A resposta do analista  
 

Angela Bernardes