O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

  Outros Números
 
 
  Latusa Digital Nº 46 / Ano 8 - Setembro de 2011 - ISSN 2175-1579  
 
  Editorial  
 

Neste número de Latusa Digital voltamos a contar com artigos de nossos colegas da Seção Rio, do ICP-RJ e de uma convidada da AMP, além de contribuições para as seções Corta e Cola, Resenhas e Trocando Figurinhas. A partir desta edição, temos acesso direto às seções de cada número, tanto pela página inicial como pelo link Números Anteriores, tornando mais prática a navegação.

Em Freud e o oculto, Cristiane Alberti suscita o debate sobre a relação entre ciência e psicanálise, ao tratar da postura curiosa e sem preconceitos de Freud em relação ao ocultismo, apoiando-se na leitura lacaniana que une oculto e real. Dóris Diogo, em seu artigo, aborda a intervenção de Vik Muniz numa comunidade de catadores e nos esclarece, com sua elaboração sobre arte e psicanálise, o papel da invenção nos artifícios de socialização. Em Cifra-me ou te devoro, Dinah Kleve também se debruça sobre a contribuição da arte no campo psicanalítico, partindo de seu trabalho nas oficinas “da Palavra” e “de Teatro”, cujos efeitos atuaram na estabilização de pacientes psicóticos.

Na seção Trocando Figurinhas, Fernando Coutinho se vale do instigante filme Melancolia de Lars Von Trier, para tratar do mal estar contemporâneo e de como um sujeito pode se localizar frente ao Outro que não existe, servindo-se ou não dos semblantes.

Vicente Gaglianone traz a elaborada resenha de um capítulo do livro de Laurent El sentimiento delirante de la vida, que trata do autismo e da psicose.
Em Corta e Cola, convidamos o leitor a entrar no debate sobre a medicalização das doenças mentais a partir do vídeo El marketing de la locura – vendiendo la enfermedad cujo link está disponível.

Esperamos que vocês aproveitem esse novo número de Latusa Digital!

 

Naiana Cordeiro


 
 
 
    Seções de Latusa Digital  
 
    Trocando Figurinhas
A equipe de Latusa selecionou comentários de filmes e exposições.

 
 
 
    Corta e Cola
Notícias interessantes que saíram na internet.
 
 
 
    Resenhas
   
   
   
 
 
 
 
 
  Freud e o oculto  
 

Christiane Alberti

Pode parecer temerário associar o termo “oculto” ao nome de Freud, no debate atual sobre os critérios de cientificidade da psicanálise. Essa escolha merece, sem dúvida, ser justificada. Primeiro, será necessário levar a sério os textos de Freud sobre o ocultismo, se nos ativermos à psicanálise? Devemos opor o interesse de Freud pelo oculto a seu interesse pela psicanálise?

 
 
Leia mais
 
 
  Vik Muniz e os artifícios de socialização na atualidade  
 

Doris Rangel Diogo

 No filme Lixo Extraordinário, Vik conta como decidiu realizar um projeto com os catadores no aterro sanitário, visando a transformar suas vidas através da arte. Inspirando-se em experiência anterior, sua intervenção parte do material/objeto com que as pessoas lidam.


 
 
Leia mais
 
 
  Cifra-me ou te devoro  
 

Dinah Kleve

O texto trata do trabalho desenvolvido em oficinas de arte, junto a pacientes psicóticos, como forma de promover a possibilidade de uma escrita e de viabilizar alguma estabilização através da obra.

 
 
Leia mais