O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

  Outros Números
 
 
  Nº 5 Maio de 2004 / Ano 1  
 
  Editorial  
 

Este número de Latusa digital está dedicado ao que se recolheu no Colóquio de Cartéis da EBP-Rio em 12/12/2003. Houve várias apresentações, os debates foram animados e dois trabalhos pinçados pela edição da revista como representativos da qualidade da atividade promovida pela Diretora de Cartéis e Intercâmbio, Ângela Negreiros.

Um trabalho é de Fernando Coutinho, resultado de sua participação num cartel, do qual é mais-um, com Márcia Mello, Glória Maron, Angela Batista e Vanda Assunção sobre o último ensino de Lacan. Fernando ressalta que “a família patriarcal, com seus valores, imperativos e interdições, se dissolve em nossos dias. O Nome-do-Pai, entretanto, continua sendo tão necessário à formação das subjetividades quanto no tempo em que o Outro existia com toda consistência que lhe era oferecida pela cultura e pelos ideais sociais”.

Vanda Assunção vai na mesma direção em seu texto originado pelo trabalho num cartel com Márcia Zucchi, Ruth Cohen, Sandra Viola e Heloisa Caldas (mais-um) sobre as manifestações clínicas contemporâneas. Ela sublinha que “o contemporâneo traz em seu bojo um gozo desmedido, sem limite, devastador, que se apresenta nesta face ilimitada da pulsão. À inexistência do Outro se responde com a denegação da lei: somos “todos livres e iguais”.[...] não encontramos traços de uma história fincada no Édipo, na tradição - o que não significa que estes não existam. Na verdade, essa é a aposta de Miller no Último ensino, quando ele coloca a questão do “forçamento”. Significa que há a crença do analista nessa direção”.

O melhor a apreciar na leitura é a demonstração clínica que fortalece o rigor teórico dos trabalhos. São dois casos que ilustram, no trabalho das entrevistas preliminares, o encontro com um analista tornado possível e a viabilização de uma análise em tempos bárbaros de mercado e uso dos significantes.

Heloisa Caldas.

 

 


 
 
  Faz um homem pra mim?  
 

Fernando Coutinho

 
 
  A resposta de F. frente ao contemporâneo  
 

Vanda Almeida