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  Edições Impressas - Número 17  
  Resumos:  
 

Número 17:
Sublimação: o corpo que cai
2012

 

ADRIANO AGUIAR
João Gilberto com Lacan: notas de um seminário

Resumo
No ano de 2009, no âmbito do seminário A presença do Outro, coordenado por Marcus André Vieira na EBP-Rio, ocorreu um debate sobre as relações entre a música e o objeto a. A partir da hipótese levantada no seminário de que, na música, a melodia estaria no plano do sentido e o ritmo é que expressaria algo da presença do Outro, o autor escreveu este breve texto, dirigido ao grupo de discussão sobre o seminário que acontecia na Internet, defendendo a idéia de que outro elemento musical que não havia sido até então abordado – a Harmonia – seria o principal elemento da estrutura musical que gera o efeito de “presença do Outro” na canção, sobretudo na Bossa Nova.
Palavras-chave: sublimação, psicanálise, Lacan, João Gilberto, Bossa Nova.

Abstract
In 2009, during the seminar The presence of the Other, coordinated by Marcus André Vieira in EBP-Rio, there was a debate on the relationship between music and the object a. From the hypothesis that arised in the seminar that, in music, the melody would be at the level of meaning and rythm would express the presence of the Other, the author wrote this brief text, addressed to the group discussion of the seminar that was happening on the Internet, defending the idea that another musical element that had not been previously addressed - Harmony - would be the main element of musical structure that creates the effect of “the presence of the Other” in the song, especially in Bossa Nova.
Key words: Sublimation, psychoanalysis, Lacan, João Gilberto, Bossa Nova.


ANA CLAUDIA JORDÃO

O conceito de sublimação em Freud

Resumo
Este trabalho tem como finalidade acompanhar a elaboração do conceito de sublimação em Freud, localizando momentos importantes dessa construção teórica.
Palavras-chave: sublimação, pulsão, libido, ideal.

Abstract
This work aims to monitoring the development of the concept of sublimation in Freud, finding important moments of this theoretical construct.
Key words: sublimation, drive, libido, ideal.


ANA CLAUDIA MARINHO SOARES

A sublimação como a recuperação do objeto

Resumo
Este trabalho promove uma articulação entre Psicanálise e Arte, destacando a sublimação como a recuperação do objeto pelo artista. Para isso, tomaremos como exemplo Marguerite Duras e Lewis Carroll, artistas homenageados por Lacan.
Palavras-chave: arte, sublimação, objeto.

Abstract
This study makes a link between psychoanalysis and art, especially sublimation as the recovery of the object by the artist. For this, we will take as an example Marguerite Duras and Lewis Carroll, artists honored by Lacan.
Key words: art, sublimation, object.


ANA LUCIA LUTTERBACH HOLCK

Sublimação não sem o corpo

Resumo
Partindo da hipótese de que a sublimação diz respeito a uma nova satisfação que não se dá sem o corpo, a autora retoma brevemente as formulações freudianas para, em seguida, precisar, a partir dos Seminários 7 e 20 de Lacan, a subversão que se opera em torno deste conceito. A esta questão da satisfação do corpo, uma outra se soma, relativa à satisfação da escrita.
Palavras-chave: sublimação, corpo, outra satisfação, escrita.

Abstract
Assuming that sublimation refers to a new satisfaction that is not present without the body, the author briefly resumes Freud’s formulations, so she can next proceed to precise, from Lacan’s Seminars 7 and 20, the, subversion that operates around this concept. To this question of body satisfaction, another one arises in terms of satisfaction of writing.
Key words: sublimation, body, another satisfaction, writing.


ANA LYDIA SANTIAGO

Coup de foudre

Resumo
Trata-se do segundo testemunho de passe da autora na Escola Brasileira de Psicanálise, após sua nomeação como Analista da Escola (AE) pela Associação Mundial de Psicanálise (AMP), ocorrida em 2011. O texto se divide em três partes: ‘aprender a falar’, ‘aprender a ler’ e ‘a inexistência do desejo de saber’ – subtítulos com os quais a autora escande distintos tempos de sua experiência de análise.
Palavras-chave: testemunho de passe, coup de foudre, acontecimento de corpo.

Abstract
This is the author’s second testimony in the Escola Brasileira de Psicanálise, after her appointment as an Analista da Escola (AE) by the Associação Mundial de Psicanálise (AMP) in 2011. The text is divided into three parts: ‘learn to speak’, ‘learn to read’ and ‘the lack of the desire to know’ – subtitles with which the author unfolds distinct times of her experience of analysis.
Key words: testimony of pass, coup de foudre, body event.


ANA MARTHA MAIA

Deixar-se cair ou inventar um corpo

Resumo
Valendo-se da vida e da obra de Camille Claudel e de Frida Kahlo, a autora explora neste artigo os enlaces entre o amor e a arte como vias privilegiadas para a sublimação. Levanta-se também a questão de como, nessas duas mulheres, esses caminhos respondem no corpo à devastação.
Palavras-chave: sublimação, arte, amor, devastação, corpo.

Abstract
Using the life and work of Camille Claudel and Frida Kahlo, the author explores in this article the links between love and art as privileged pathways for sublimation. This also raises the question of how, in these two women, these paths respond in the body to devastation.
Key words: sublimation, art, love, devastation, body.


ANA TEREZA GROISMAN

Tangenciando Clarice

Resumo
Escrevemos sobre o conceito de sublimação em Freud, para pensarmos em qual sublimação é possível ao “homem comum”. Tomando como ponto de partida uma entrevista concedida pela escritora Clarice Lispector, nos reportamos à discussão empreendida por Jacques-Alain Miller, em seu texto A salvação pelos dejetos (2011).
Palavras-chave: mal-estar, gozo, sublimação e escrita.

Abstract
Our proposal is to write about Freud’s sublimation concept and then analyze. What kind of sublimation is possible for the so called “common man”. Taking an interview with author Clarice Lispector as our starting point, we revisit the argument presented by Jacques-Alain Miller in his text The salvation through the waste (2011).
Key words: discontentment, enjoyment, sublimation and writing.


ANDRÉA VILANOVA

Fé na imagem

Resumo
A prática clínica que a psicanálise orienta pode desdobrar-se em dispositivos variados. Trata-se aqui de interrogar a tensão que se estabelece numa prática institucional que coletiviza para viabilizar a emergência de efeitos de sujeito. O caso apresentado orienta a discussão, situando as relações entre corpo e sublimação na clínica dos distúrbios alimentares. Desta experiência extrai-se o valor do objeto a para a consistência imaginária do ser falante (parlêtre).
Palavras-chave: instituição, distúrbios alimentares, sublimação, imagem e objeto a.

Abstract
The psychoanalitically oriented clinical practice an unfold into different devices. The point here is to question the tension which takes place in the collective institutional practice in order to give way to the emergence of the subject’s effects. The case guides the discussion locating the relation between the body and sublimation in the clinical approach to eating disorders. Through this experience we take from the object a its value for the imaginary consistency of the speaker (parlêtre).
Key words: institution, feeding disorders, sublimation, image, a object.


CARLOS ALBERTO RIBEIRO COSTA

ANA BEATRIZ FREIRE
Kakon: corpo, “sublimação” e mal-estar na psicose

Resumo
Este artigo tece breves considerações acerca da articulação entre os conceitos de “corpo” e “sublimação” nos “casos kakon”: passagens ao ato homicidas na psicose, tentativas de subtração de gozo condizentes com a foraclusão. A partir do contexto de emergência da noção de kakon em psicopatologia, salientaremos como, ao contrário do esboçado por Guiraud, Lacan enfatiza o corpo libidinal em contraposição ao corpo biológico.
Palavras-chave: kakon, passagem ao ato, psicose.

Abstract
This article presents some brief remarks about the link between the concepts of “body” and “sublimation” in Kakon cases: homicidal passages-to-act in psychosis, attempts to substrate the joy, consistent with foreclosure. From emergence’s context of the concept of kakon in psychopatology, we will accentuate that, unlike Guiraud’s description, Lacan emphasizes the libidinal body as opposed to the biological corp.
Key words: kakon; passages-to-act; psychosis.


CRISTINA BEZERRIL

Sublimação em Lacan

Resumo
Lacan, no curso de seu ensino, faz avançar a elaboração em torno da sublimação, que ora recai sobre o objeto feminino, ora sobre o objeto de arte. Este artigo se constitui como uma breve pesquisa que busca demarcar em seus Seminários alguns trechos que tratam desta elaboração, através da qual se formalizam os fundamentos da ética da psicanálise. Neste horizonte, a ética do desejo bordeja a configuração singular do laço social estabelecido a partir da sublimação e problematiza a questão desse laço em que a satisfação pulsional, apesar de se dar sem o mecanismo do recalque, realiza-se de modo paradoxal.
Palavras-chave: sublimação, das Ding, gozo, ética do desejo, objeto feminino, objeto de arte, laço social.

Abstract
During the course of his teaching activities, Lacan obtains advances on the sublimation issue, which sometimes falls on the feminine object, sometimes on the art object. This essay consists of a brief research that seeks to demarcate on his Seminars some of the stretches concerning this development, through which the principles of the psychoanalysis ethics are formalized. In this context, the ethics of desire borders the singular
configuration of the social bond that is established by means of the sublimation, and renders problematic the bond issue, where the satisfaction of the drives, despite taking place without the repression mechanism, is consummated in a paradoxical way.
Key words: sublimation, das Ding, jouissance, desire ethics, feminine object, art object, social bond.


GISELLE FALBO

Sublimação, arte e corpo

Resumo
Discutindo os problemas colocados a partir do conceito de sublimação, este ensaio pretende trazer algumas notas sobre o corpo e o objeto a partir da obra Self, do artista britânico Marc Quinn.
Palavras-chave: psicanálise, sublimação, arte, corpo.

Abstract
This essay aims to bring some notes about the body and the object raised from Self, a work made with eight pints of blood extracted from Marc Quinn’s body.
Key words: psychoanalysis, art, body, object.


HELOISA CALDAS

Melancolia e sublimação – um corpo que cai

Resumo
Considerando que a predominância atual na arte de uma estética do lixo aponta para um trabalho de sublimação mais ao lado da queda do objeto, a autora explora o filme Melancolia, de Lars Von Trier, destacando neste a incidência do objeto voz para tratar do tema da sublimação.
Palavras-chave: sublimação, melancolia, supereu, objeto voz.

Abstract
Considering that the current predominance in art of a trash aesthetic points to a job of sublimation more to the side of the fall of the object, the author explores the film Melancholia, by Lars Von Trier, highlighting in the movie the incidence of the voice object to deal with the topic of sublimation.
Key words: sublimation, melancholy, superego, voice object


LÊDA GUIMARÃES

Sublimação e posição feminina

Resumo
Neste artigo, a autora distingue duas funções que o gozo sublimatório pode ter na economia pulsional do falasser: uma que mantém intacta a mortificação superegoica e outra que desperta para o real e, portanto, para uma posição ética. Nessa esteira, levanta questões acerca do gozo feminino e da sublimação como instrumento fundamental do ato analítico.
Palavras-chave: sublimação, gozo feminino, supereu, ato analítico.

Abstract
In this article, the author distinguishes two functions that the sublimatory jouissance may have on the pulsional economy of speech being (parlêtre): one that keeps the superegoic mortification intact and another that awakens to reality and therefore to an ethical position. On this direction, some questions are raised about women’s
enjoyment and about sublimation as a fundamental tool of the analytic act.
Key words: sublimation, female jouissance, superego, analytic act.


MARCUS ANDRÉ VIEIRA

A girar

Resumo
Um homem só pode amar a partir da posição feminina? Que maravilha, canção de Jorge Ben Jor, é um dos instrumentos de que o autor se serve para responder a esta pergunta, não sem desdobrá-la em outras em que o não-todo do feminino coloca em jogo uma satisfação paradoxal.
Palavras-chave: gozo feminino, gozo fálico, corpo, amor.

Abstract
Is a man only able to love from the female’s position? Que maravilha, a song by Jorge Ben Jor, is one of the tools the author uses to answer the question, not without unfolding it into other questions in which the non-whole of the female endangers a paradoxical satisfaction.
Key words: female enjoyment, phalic jouissance, body, love.


MARIA FÁTIMA PINHEIRO

Cindy Sherman e a invenção do corpo na arte contemporânea

Resumo
Este artigo propõe-se a examinar a invenção do corpo na arte contemporânea a partir da obra de Cindy Sherman.
Palavras-chave: psicanálise, corpo, artecontemporânea, invenção, semblante.

Abstract
The purpose of this article is to explore the invention of the body in contemporary art based on selected works by Cindy Sherman.
Key words: psychoanalysis, body, contemporary art, invention, “semblant”.


MARIA INÊS LAMY

Por que a criança brinca?

Resumo
O texto discute por que a criança brinca e faz uso do objeto brinquedo. A autora sublinha a proximidade entre a criança e a posição de objeto e se remete às elaborações de Lacan sobre o fort-da de Freud, momento inaugural do jogo e da linguagem. O trabalho traz também a hipótese de Eric Laurent sobre o valor de escrita do jogo, tomando-se assim o fort-da comoa inscrição de uma ausência, “acomodação dos restos da partida da mãe”. Por fim, a autora sugere que, se na sublimação o objeto é elevado à dignidade da Coisa, o brincar seria um de seus paradigmas, uma vez que se inicia como uma invenção diante do fosso que se abre à beira do berço.
Palavras-chave: brincar, fort-da, sublimação, letra.

Abstract
The text discusses the reason why the child plays and makes use of the toy object. The author stresses the proximity between the child and the object position and refers to Lacan’s elaborations on Freud’s fort-da, the inaugural moment of the game and of the language. The paper also discusses Eric Laurent’s hypothesis about the value of writing that the game has, taking the fort-da as the inscription of an absence, “accommodation of the remnants of the mother’s departure.” Finally, the author suggests that, if in sublimation the object is raised to the dignity of the Thing, the act of playing would be one of its paradigms, once it starts as an invention before the gap that opens on the edge of the crib.
Key words: playing, fort-da, sublimation, letter.


MARIA SILVIA GARCIA FERNANDEZ HANNA

Um encontro ao pé da letra

Resumo
A autora apresenta os argumentos introduzidos por J. Lacan no seu escrito A instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud e discorre sobre as conseqüencias para a concepção da experiência do inconsciente.
Palavras-chave: inconsciente, letra, leitura.

Abstract
The author presents the arguments introduzed by J. Lacan in The agency of the in the inconscious or reason since Freud or Freud’s razon and discuss the consecuences for the conception of the inconscious experience.
Key words: inconscious, letter, reading.


MARIE-HÉLÈNE BROUSSE

Uma sublimação posta em risco pela psicanálise

Resumo
Trata-se da questão da realização do laço entre sublimação e análise, frisando que, longe de se pretender um estudo psicanalítico sobre o criador e a criação a partir da obra ou da biografia do artista, o que neste artigo se interroga diz respeito ao enigma da sublimação para o próprio artista, uma vez que a satisfação daí obtida não exclui o discurso que se sustenta de uma singular escolha pela sublimação.
Palavras-chave: sublimação, prática analítica, prática artística, laço social, sinthoma.

Abstract
The issue of the bond accomplishment between sublimation and analysis is handled, noting that far from the intention of a psychoanalytic study about the creator and the creation from the work or from the artist’s biography, what is being questioned in this article relates to the enigma of sublimation for the artist himself, since the originating satisfaction does not exclude the discourse that holds a unique choice for sublimation.
Key words: sublimation, analytical practice, artistic practice, social bond, sinthoma.


MÔNICA ROLO

O corpo que levanta: é possível falar em sublimação no tratamento da psicose?

Resumo
Na Conversação de Arcachon enfatizou-se a diferença entre uma clinica estruturalista e outra dita continuista ou borromeana. Esta discussão foi a base de uma mudança na cura do sujeito psicótico. Através de um fragmento clinico a sublimação será tomada simultaneamente como limite e contraponto para uma clinica continuista que dá lugar à eficácia simbólica e procedimento mágico como meios de estabilização.
Palavras-chave: clinica, psicose, sublimação, arte, magia.

Abstract
In Arcachon’s Conversation Miller spoke about the difference between a structuralist clinic and a continuist and borromean one. This discussion was the basis of a change in the treatment of psychosis. The concept of sublimation will be used as a limit and point of departure for magic procedures as ways of stabilization in psychosis.
Key words: clinic, psychosis, sublimation, art, magic.


RENATA MATTOS

Musicalidade que faz corpo – corpo que musica e dança

Resumo
Da musicalidade da voz materna nos cuidados com o bebê, transmitindo a este a invocação para se tornar humano, confirmada por seu olhar e por seu desejo enigmático, à musicalidade que anima o sujeito ao ouvir uma música e ser por ela levado a dançar. É este o caminho que a autora percorrerá neste artigo, tendocomo questão central como a psicanálise freudiana e lacaniana concebem o corpo e o sujeito, ambos marcados pela linguagem e pelo limite a esta. Ou seja, como no sujeito estão entrelaçados os registros do imaginário, do simbólico e do real. Discutirá, ainda, as contribuições que as artes da música e da dança podem trazer para o campo psicanalítico, e como nelas a pulsão invocante pode ganhar um destino que possibilite um fazer com o objeto voz, que, no caso da dança, convoca também o olhar.
Palavras-chave: psicanálise, voz, corpo, música, dança.

Abstract
From the musicality of the voice of the mother during the caring with the baby, transmitting him/her the invocation to become human, confirmed by her look and her enigmatic desire, to the musicality which animates the subject when hearing the music and being guided by it to dance. This is what I will focus in this paper, having as a central question how the psychoanalytic theories of Freud and Lacan understand the body and the subject and their relations to the language and its limits. In other words, how the registers of the imaginary, the symbolic and the real are connected in the constitution of the subject. I will also discuss the contributions brought to the psychoanalytical field by the music and the dance and how the drive can gain, through them, a destination that makes possible a making with the object voice, which, in the case of the dance, also convokes the look.
Key words: psychoanalysis, voice, body, music, dance.


ROMILDO DO RÊGO BARROS

Criação e sublimação

Resumo
Trata-se neste texto da criação do objeto de arte para pensar a sublimação, sobretudo naquilo em que esta diz respeito a uma escolha ética. A formulação freudiana define a sublimação como a produção de um objeto, ou atitude, aceitável socialmente; na medida em que hoje se constata uma perda de referência garantidora dessa aceitação, o que a sustenta? A resposta proposta pelo autor refere à criação a entrada de um conceito novo, o que não se dá sem que a questão dos dejetos se articule ao gesto de nomeação do autor como parte da própria criação.
Palavras-chave: sublimação, objeto de arte, criação, nomeação, ética.

Abstract
This text deals with the creation of the art object in order to think about sublimation, especially when this concerns an ethical choice. The Freudian formulation defines sublimation as the production of an object, or attitude, socially acceptable; to the extent that today there is a loss of guarantor reference of such acceptance, what holds it? The answer proposed by the author refers to creation the entry of a new concept, which does not take place if the issue of the ejecta interacts to the author’s naming gesture as part of his own creation.
Key words: sublimation, art object, creation, nomination, ethics.


SONIA CHIRIACO

Vertigo, um circuito melancólico

Resumo
Através de um caso clínico, cujo diagnóstico se estabelece a partir de um sintoma de vertigem, o texto traça o percurso de uma análise, cujos efeitos desalojam o pareamento significante vertigem-rebaixada, interrompendo um circuito melancólico de significação mortífera. A modificação do estatuto do sintoma transforma o fascínio pela queda em uma dimensão mais viva, revelada em produções cinematográficas. Destas, uma se mantém inacabada, e dela a autora se serve para se perguntar a respeito do que torna possível a existência do sujeito em questão.
Palavras-chave: melancolia, circuito pulsional, fenômeno de corpo, identificação, tratamento analítico.

Abstract
Based on a clinical case whose diagnosis is established from a symptom of vertigo, the text traces the route of an analysis whose effects dislodge the significant pairing vertigo- lowered, interrupting a melancholic circuit of deadly meaning. The modification of the status of the symptom transforms the fascination by the fall in a livelier dimension, revealed in film productions. Of these, one remains unfinished, and the author uses it to wonder about what makes the existence of the subject in question possible.
Key words: melancholy, drive circuit, body phenomenon, identification, analytical treatment.